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Quinoa: Proteína Em Grão

10 Quinoa - destacada

Conhecida no mundo todo, a quinoa é o grão do momento! Conheça mais sobre ela …

A quinoa (Chenopodium quinoa, Willd) vem despertando a atenção de pesquisadores em várias partes do mundo, devido à sua alta qualidade nutricional.

Nativa da Cordilheira dos Andes, e denominada pelos incas como o grão sagrado. Mundialmente têm aumentado sua demanda, em especial por naturalistas, que buscam alternativas de plantas com baixo colesterol e ausência de glúten para celíacos.

A quinoa tem sido um substituto da farinha de trigo, além, disso pode ser uma variação para o tradicional arroz e feijão dos brasileiros, pois pode substituir o arroz na alimentação.

As saponinas que estão presentes na quinoa são substâncias ( triterpeno ou esteroide + açúcares), que possuem uma elevada solubilidade em água. Em meio aquoso, formam grande quantidade de espuma. As saponinas em pequenas quantidades apresentam atividade antifúngica e antitumoral, além de auxiliar na redução dos níveis de colesterol. Ao lavar a quinoa (retira-se boa parte das saponinas) para que os aminoácidos estejam mais disponíveis. A saponina confere sabor amargo ao grão.

Existem várias maneiras de consumi-lá, são elas:
GRÃOS:

O ideal é a deixar de molho por 2 horas e cozinhar em água fervente, no fogo baixo, por 15 minutos. Fica mais saboroso se o sal for adicionado depois do cozimento. Pode ser misturado nas saladas, sopas e risotos ou servido com molhos, ou até mesmo como substituto do arroz.

FLOCOS:

É muito usada para enriquecer outros alimentos como salada de frutas, vitaminas, iogurtes e no preparo de pães e bolos.

FARINHA:

Pode ser usada como os flocos ou servir como base para pães, biscoitos, macarrão, etc.

PROPRIEDADES:

A quinoa possui inúmeras propriedades, não é atoa que a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) disse que o papel da quinoa era importantíssimo para a alimentação mundial devido ao seu valor nutricional.

É rica em aminoácidos essenciais, como lisina, metionina e cistina. São aminoácidos que auxiliam o organismo a funcionar corretamente.

Possui ainda cálcio que auxilia a prevenir doenças como a osteoporose, e ácidos graxos ômega 3 e 6, nutrientes que auxiliam a prevenir doenças cardiovasculares, pois reduzem o LDL (colesterol ruim) e aumentam o HDL (colesterol bom).

Proteínas: Apresenta grandes quantidades de proteínas, ideal para praticantes de atividades físicas.

Fibras: Rica em fibras auxiliando no bom funcionamento do intestino.

Vitaminas: Também é rica em vitaminas, como a vitamina A, vitaminas do complexo B, vitaminas E e C. A vitamina A é conhecida por auxiliar na boa saúde dos olhos. As vitaminas B1, B2 e B3, auxiliam no bom funcionamento do sistema nervoso central, a B6, está associada a processos inflamatórios. Já as vitaminas E e C, são vitaminas antioxidantes, que protegem as células de danos naturais, como o próprio envelhecimento.

EM GERAL SEUS BENEFÍCIOS SÃO:
  • Reduz os níveis de colesterol
  • Combate a obesidade
  • Ideal para vegetarianos devido ao seu valor biológico de proteínas e ferro
  • Rica em minerais como zinco, cálcio e ferro
  • Auxiliam no combate a osteoporose
  • Combate os sintomas da TPM
  • Melhora a memória
  • Auxilia no controle de problemas urinários
  • Regulariza o trânsito intestinal
  • Retarda o envelhecimento
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

https://pophouse.com.br/quinoa-a-conhecida-proteina-em-grao/

Jasmine Alimentos

CASTRO, L.I.A., et al. Quinoa (Chenopodium quinoa willd): Digestibilidade in vitro, desenvolvimento e análise sensorial de preparações destinadas a pacientes celíacos. Alim. Nutr., Araraquara v.18, n.4, p. 413-419, out./dez. 2007.

BORGES, J.T.S., et al. PROPRIEDADES DE COZIMENTO E CARACTERIZAÇÃO FÍSICOQUÍMICA DE MACARRÃO PRÉ-COZIDO À BASE DE FARINHA INTEGRAL DE QUINOA (Chenopodium quinoa, Willd) E DE FARINHA DE ARROZ (Oryza sativa, L) POLIDO POR EXTRUSÃO TERMOPLÁSTICA.B.CEPPA, Curitiba, v. 21, n. 2, p. 303-322, jul./dez. 2003.

BORGES, J.T., et al. Características físico-químicas, nutricionais e formas de consumo da Quinoa (Chenopodium quinoa Willd.). TEMAS AGRARIOS – Vol. 15:(1) Enero – Junio 2010 (9 – 23).

Gonçalves Almeida, S, Almeida Corrêa Sá, W. AMARANTO (AMARANTHUS SSP) E QUINOA (CHENOPODIUM QUINOA) ALIMENTOS ALTERNATIVOS PARA DOENTES CELÍACOS. Ensaios e Ciência: Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde [Internet]. 2009;XIII(1):77-92.

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